quinta-feira, 20 de março de 2014

Resenha do livro: O Circo da Noite, por Erin Morgenstern

O Circo da Noite, escrito por Erin Morgenstern e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, conta a história de um duelo mágico entre Marco e Celia (personagens principais) e o que acontece com o ambiente (no caso o circo) e com as pessoas envolvidas.
A historia toda não possui um núcleo certo/concreto. Apesar de que tudo seja dependente do "duelo" e que os personagens ajam de acordo com o que acontece com Marco e Celia, Erin tentou várias historias e caminhos diferentes para cada personagem do livro, mas ela não soube desenvolve-las e tudo ficou muito corrido e pouco aproveitado.
Quanto ao duelo...que coisa ridícula!
Quando se pensa sobre um duelo mágico você pensa sobre luzes, feitiços e, pelo menos, um pouco de ação, mas o duelo acaba sendo algo ridiculamente mórbido que consiste em: um dos dois vai morrer de cansaço.
Todo o livro (ou pelo menos 3/4 dele acontece no Le Cirque des Revês (Circo dos Sonhos) e até que o circo seja criado Marco e Celia não se conhecem, e quando o fazem eles não se gostam. Passam boa parte do livro sem se gostar e do nada, de uma hora para a outra, eles se apaixonam e começam a trocar juras de amor.
Celia trabalha no circo como ilusionista e Marco trabalha como assistente de um dos donos do circo, logo, eles não passam muito tempo juntos. Para se comunicarem, em vez de trocar cartas como pessoas normais, eles criam novas tendas no circo, com atrações mágicas (afinal eles são mágicos), e essas tendas dependem da energia de cada um para funcionar.
No fim das contas eles descobrem que seu duelo só irá acabar quando um deles morrer de cansaço de ter que sustentar suas tendas.
Bem chato né?
Erin Morgenstern 
Outro pecado que a autora comete, além da falta de ritmo, história e consistência, é que ela esquece de personagens. Erin começa a desenvolver alguma coisa e, em vez de continuar, ela para e foca em outra coisa. Chega a ser irritante.
Confesso que meu primeiro julgamento do livro foi feito a partir da capa, que me chamou muita atenção, e depois fui ler a sinopse e realmente me interessei. Acreditem, a sinopse faz a história parecer algo fantástico.
Não é.
Eu não fui a única a ter essa opinião do livro. Vários críticos acabaram não gostando, apesar de que a expectativa sobre esse livro era muito grande antes de seu lançamento. Uma prova disso é que o estúdio Summit Entertainment chegou a comprar os direitos para transformar O Circo da Noite em filme, mas as criticas só foram positivas em alguns jornais dos EUA e o livro não fez muito sucesso nos outros países (como no caso do Brasil, caso queira uma prova é só acessar esse link), fazendo o estúdio deixar em suspenso as previsões de gravações.
Bom, esse foi o meu ponto de vista sobre o livro. Espero que tenha ajudado a clarear a mente quanto ao livro.
Para os que quiserem ler o livro e avaliar por si mesmos abaixo vão os links com os melhores preços:
Submarino - R$9,90
Saraiva - R$29,70

~M.C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário